No Brasil, a Rede La Salle é formada por duas mantenedoras, a Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL) e a Sociedade Porvir Científico (SPC), e exerce, por meio delas, as suas finalidades estatutárias voltadas à Assistência Social. Com foco no Serviço Educativo aos e com os pobres, um eixo da Missão Lassalista, as mantenedoras mobilizam meios próprios para o atendimento dos interessados em aderir ao programa de Bolsa Social nas unidades de educação mantidas, ofertando bolsas de estudo integrais e parciais (50%). 

A partir da análise do perfil socioeconômico dos candidatos e/ou estudantes, as mantenedoras lassalistas concedem bolsa social de estudo, considerando o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Política Nacional de Educação (PNE) e a Lei 12.101/09, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social. 

No âmbito da Educação Superior, além da concessão de bolsas de estudos próprias, as mantenedoras aderem ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), com o intuito de ampliar o seu atendimento e qualificar a formação de jovens e de adultos, preparando-os para o mercado de trabalho.

São considerados não apenas os critérios estabelecidos pelo Programa, mas também aspectos socioeconômicos dos contemplados, contribuindo para a formação integral e continuada dos educandos no contexto acadêmico. Aos selecionados com bolsa social de estudo própria (integral ou parcial), são oferecidas todas as atividades previstas na grade curricular dos alunos pagantes, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação.

Aos bolsistas são oportunizados o convívio e o acolhimento nas instituições, bem como sua adaptação ao ambiente da Comunidade Educativa a que pertencem. Também são priorizadas a valorização da formação humana e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social com acesso à universalização dos direitos sociais. 

As Comunidades Educativas Lassalistas ainda realizam ações complementares de acompanhamento a esses estudantes a partir do Plano de Atendimento ao Aluno Bolsista, operacionalizado por meio de projetos de apoio aos discentes.

BOLSAS DE ESTUDOS NO BRASIL

Para o atendimento aos alunos bolsistas, a Rede La Salle desenvolve ações de inclusão para garantia, acesso, permanência e conclusão dos estudos de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social na Educação Básica e no Ensino Superior. 

O apoio ao aluno bolsista na Educação Básica ocorre por meio da concessão de material didático, de uniforme escolar e da realização de ações que previnam a evasão escolar e a repetência, como atendimento às famílias, encaminhamento à rede socioassistencial, visita domiciliar, reforço escolar e grupos de estudos. 

Em relação ao Ensino Superior, além da concessão de bolsas através do Programa Universidade para Todos – PROUNI e Bolsas Sociais Próprias, proporcionam também aos educandos, por meio dos Núcleos de Práticas Jurídicas e Contábil, formação prático-profissional e prestação de serviços às comunidades das adjacências dos Núcleos. Essas iniciativas objetivam atender à legislação vigente, em especial à Lei nº 12.101/2009, regulamentada pelo Decreto nº 8.242/2014, fortalecendo o trabalho educativo e o vínculo entre instituição de ensino, família e comunidade.  

No quadro, é possível verificar a quantidade de bolsas sociais que foram ofertadas pela Rede La Salle em 2021. 

 

BOLSISTAS 2021: EDUCAÇÃO BÁSICA 
Integral 100% 4.526
Integral 100% – Período integral 218
Parcial 50% 1.556

 

BOLSISTAS 2021: ENSINO SUPERIOR
Integral 100% – PROUNI 1.710
Integral 100% – Bolsa Social 351
Parcial 50% – PROUNI 11
Parcial 50% – Bolsa Social 252

 

ESTUDIANTES BECADOS EN CHILE (BOLSAS DE ESTUDOS NO CHILE)

Teniendo presente el llamado de San Juan Bautista de La Salle de entregar un servicio educativo que coloque en el centro las necesidades de los niños en situación de pobreza o riesgo social, los siete centros educativos de la red lasallista de Chile están comprometidos en:

Promover, entre sus estudiantes, el desarrollo de una conciencia social que apunte a la justicia y solidaridad.

Responder a los desafíos que surgen de la realidad nacional de construir un país donde todos los niños, niñas y jóvenes puedan aspirar a una educación de calidad con equidad.

Brindar espacios y experiencias educativas desafiantes para su crecimiento integral. Incorporar en sus aulas a estudiantes en situación de vulneración y riesgo social con el fin de que puedan desarrollar al máximo sus capacidades.

Durante el año 2021 la crisis provocada por la pandemia del COVID -19 generó un conjunto de situaciones que afectaron económicamente a un grupo relevante de familias de las distintas comunidades educativas lasallistas de Chile. Frente a estos hechos, se desarrollaron iniciativas de fondos o becas solidarias con el fin de ir en ayuda de quien lo necesitara.  

En este contexto y con el propósito de que se pueda lograr de manera concreta la inclusión de estudiantes que presentan situaciones de vulneración socioeconómica, es que los centros educativos de la red lasallista de Chile otorgan un conjunto de becas integrales y parciales. Estas becas benefician a estudiantes cuyas familias se encuentran socioeconómicamente desfavorecidas y que desean optar por la propuesta educativa de las escuelas y colegios lasallistas de Chile. Las becas son solicitadas por los padres y entregadas por los centros educativos de acuerdo a las regulaciones legales del país así como las orientaciones propias institucionales. Gracias a esta política solidaria se ha podido beneficiar a niños, niñas y jóvenes a lo largo de muchos años.

Instituciones responsables:
Todos los centros educativos de la red La Salle de Chile: Colegio de La Salle de Temuco, Escuela Francia, Colegio de La Salle de Talca, Escuela San Lázaro, Colegio San Gregorio de La Salle, Instituto La Salle y Colegio de La Salle de La Reina. 
Destinatarios:
Estudiantes de los centros educativos de la red lasallista de Chile. 
Objetivos:
Entregar becas a estudiantes que se encuentran en situación de vulnerabilidad socioeconómica; promover la incorporación de los estudiantes en situación de vulnerabilidad y sus familias a la propuesta educativa institucional; generar instancias de equidad que permita a familias en vulnerabilidad socioeconómica optar por la propuesta lasallista.
Ubicación:
En Chile. Región del Maule, Región de la Araucanía y Región Metropolitana.
 
Periodo de Aplicación:
Anual. 
Número de Beneficiarios:
A nivel de la Educación Básica y Media se otorgaron 578 becas integrales y 980 becas parciales en el contexto de la crisis sanitário que se vive por la pandemia del Covid-19.

 

BOLSAS DE ESTUDOS EM MOÇAMBIQUE

Em Moçambique, na África, são oferecidas bolsas de estudo a partir da parceria da Província La Salle Brasil-Chile com instituições de Portugal e da Itália. Uma delas é a Solidariedade e Promoção (SOPRO), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, pertencente à plataforma portuguesa. A missão desta entidade é ajudar os povos de vários países em desenvolvimento, embora suas ações estejam mais concentradas em Moçambique. 

Na Escola João XXIII, localizada na periferia de Beira, a intervenção tem incidido na melhoria das condições de ensino e de apoio às crianças apadrinhadas. Neste cenário, a SOPRO estabelece contato e acompanhamento junto a 190 crianças e às suas respectivas famílias.   

Outra parceira da Província em Moçambique é a Amici Nella Promozione Internazionale Lassalliana (ANPIL), da Itália, cujo propósito principal é a realização de atividades voltadas ao desenvolvimento da cooperação em favor dos países subdesenvolvidos, promovendo processos de alfabetização e de escolaridade, fundamentais ao crescimento humano.

Instituições Responsáveis:
Comunidades Educativas Lassalistas de Beira, Moçambique: Escola João XXIII, Centro Educacional e Assistencial La Salle (CEALS), Colégio La Salle Beira.
 
Público-alvo:
Alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica.
 
Objetivos:
Conceder bolsas aos estudantes que delas necessitam e promover a integração dos alunos e de suas famílias com a proposta educativa lassalista.  
Local:
Moçambique – África.  
Período de Execução:
Anual. 

Número de Beneficiados:
Da ONG SOPRO – 190 alunos com bolsa integral, lanche escolar e um kit de material escolar, e 30 voluntários do CEALS;

Da ONG ANPIL – 58 alunos com bolsa parcial. A família do aluno pagou a matrícula e 20% das mensalidades enquanto que a ANPIL paga os 80% restantes;

A Escola João XXIII concedeu descontos de 20% a 50% a mais de 150 alunos, devido à situação de pobreza ou por terem 3 estudantes ou mais da mesma família.