A Rede La Salle atua diariamente para otimizar e potencializar, cada vez mais, seus serviços educativos. A partir do trabalho de Planejamento Estratégico, e cumprindo com o seu propósito de assegurar uma educação humana e cristã às crianças, aos jovens e aos adultos, especialmente aos mais pobres, revisou, recentemente, sua Filosofia Estratégica com horizonte 2030. Esta Filosofia é norteadora dos passos da instituição como rede de educação, e tem como componentes, comuns a todas as instituições lassalistas, o propósito e os princípios da Rede La Salle.

Conheça o Propósito da Rede La Salle:

Nós promovemos uma educação integral, humana e cristã que toca os corações e transforma vidas.

Educação

Concebemos a educação como um direito fundamental e universal da pessoa humana, um itinerário intencional de humanização e de aprendizagem ao longo de toda a vida, uma progressiva integração e contribuição social, cultural e científica.

Integral

Nossa educação é integral porque valorizamos, respeitamos e consideramos as pessoas na sua integralidade. Contribuímos para o seu desenvolvimento físico, psíquico e espiritual, nas dimensões da inteligência, do afeto e da vontade, assim como na relação com ela mesma, com o outro, com a natureza e com Deus.

Humana e cristã

A educação lassalista zela pelo desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes pessoais, assim como pela vivência dos valores cristãos que permeiam as relações humanas, os processos de ensino e aprendizagem e o crescimento na fé.

Tocar corações

Tocamos os corações a partir do esforço pedagógico e formativo para acessar a sensibilidade da pessoa, desde onde são formados os valores, as atitudes e os comportamentos. Tocar os corações traduz, nos moldes da pedagogia de Jesus Cristo, o compromisso com a pessoa, com o mundo e com a construção do Reino de Deus.

Transformar vidas

Transformamos vidas ao assumirmos o compromisso com a educação integral, humana e cristã e por oportunizarmos experiências educativas que (re)significam a vida frente aos desafios e às fronteiras do mundo contemporâneo. Transformamos vidas ao tocarmos os corações com uma educação que coloca a pessoa no centro e zela pela sua dignidade e desenvolvimento integral à luz do Evangelho.

Conheça os Princípios, que são comuns a todas as Instituições Lassalistas:

Juntos e por associação para o serviço educativo

Juntos e associados, Irmãos e leigos formam comunidades e mantêm vivas a pedagogia e a espiritualidade deixadas por São João Batista de La Salle.

Fé e zelo

Vivemos a fé em Jesus Cristo, que se expressa no zelo com a formação daqueles que nos são confiados e no compromisso de tornar nossas comunidades educativas espaços de aprendizagens e de humanização.

Fraternidade

A fraternidade é a base de nosso projeto educativo. Ela está na nossa maneira de educar, de gerir nossas obras e no processo de evangelização. Zelamos pelas relações fraternas, fazendo do princípio da boa convivência uma experiência formativa e de vida, com gestos de acolhida, solidariedade, respeito e atenção.

Foco na pessoa

Colocamos a pessoa no centro do processo educativo, compreendendo-a em sua integralidade e singularidade para que ela se reconheça em sua relação intrapessoal e interpessoal, com a natureza e com Deus. O foco na pessoa, enquanto princípio pedagógico, favorece o reconhecimento e o desenvolvimento dos seus talentos e potencialidades a fim de que possa ser presença transformadora na sociedade.

Ética

A ética é um dos elementos fundamentais a ser desenvolvido na formação integral da pessoa. Baseados nos valores evangélicos, orientamos o princípio de bem viver preservando a dignidade e o respeito, a busca do bem comum, a autonomia e a liberdade, a responsabilidade e o zelo, a transparência, a integridade, a tolerância, o respeito ao direito e o cumprimento do dever em todos os âmbitos das nossas relações.

Excelência educacional

Assumimos a excelência educacional como princípio de mobilidade social e de transformação de vidas, fortalecendo a sociedade democrática, justa e fraterna. Oportunizamos itinerários formativos que permitem o desenvolvimento da pessoa e das comunidades, por meio de experiências educativas que integram e mobilizam saberes básicos e superiores, procedimentos e atitudes no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o século XXI.

Gestão sustentável

Organizamos nossos recursos e processos com base nas premissas de uma gestão sustentável, contemplando três pilares fundamentais e harmônicos: social, econômico e ambiental.

Inovação e empreendedorismo

Para nós, inovação e  empreendedorismo são parte integrante da vida humana e social. Inovando e empreendendo, continuamos gerando novos saberes, oportunidades, atitudes e soluções para as problemáticas da vida contemporânea e engajando as pessoas com o propósito de uma vida melhor.

aSSISTA O VÍDEO E SAIBA
UM POUCO MAIS SOBRE A
FILOSOFIA ESTRATÉGICA
DA REDE LA SALLE.

Além disso, a Rede La Salle conta com três frentes de atuação principais, cada qual com sua Missão e Visão específicas, e que orientam o seu compromisso de educar. São elas:

Educação Superior

Educação Básica

Assistência Social