REDE LA SALLE:
IMPULSIONADOS A SERVIR O PRÓXIMO

A história dos lassalistas é tecida pelo fio do serviço aos irmãos, especialmente aos mais necessitados. Em nosso DNA, perpassam as motivações que, durante os mais de 300 anos, têm impulsionado Irmãos e Leigos à doação da própria vida, com sonhos de contribuir para a edificação da fraternidade e da paz.

Compreendemos que Ser Lassalista é abrir caminhos que ajudem a transformar realidades, qualificando pessoas, relações e ambientes. Nosso “sim” a Deus integra o “sim” generoso às pessoas do nosso tempo. É no humano que vislumbramos o rosto do transcendente, como bem afirmou Santo Irineu de Lyon: “A glória de Deus é que o homem viva”. E podemos acrescentar: “viva bem”, isto é, que alcance a dignidade, a liberdade e lhe seja facultado não apenas o pão de cada dia, mas o pão do sentido, do gosto de viver e do futuro, através das experiências de acolhida, fraternidade e formação humana e cristã.

Nosso parâmetro de vida encontra-se no evangelho. Ele é a luz que nos orienta a abrir-nos ao mundo atual, com suas múltiplas expressões a à pessoa humana, sem preconceitos, conforme fez e ensinou o Mestre dos mestres. Diante das realidades vivenciadas não podemos nos deter no que nos limita. Urge que pensemos saídas, a fim de amenizar o que desfigura a vida e apoiar as ações que fazem brilhar os olhares de tantos quantos servimos, especialmente daqueles que parecem já não cultivar a esperança.

Alegramo-nos por contar com uma multidão de colaboradores e parceiros que acreditam na força do bem e não se medem em desbravar caminhos, rompendo as fronteiras do individualismo, demonstrando que no ordinário da vida é possível fazer brotar o inédito, que atualiza o sonho de São João Batista de La Salle. Temos consciência da missão que nos cabe junto aos estudantes, famílias e a tantos quantos são alcançados pelo carisma lassalista.

Este relatório evidencia, em parte, o quanto podemos fazer na Rede La Salle Brasil – Chile e Moçambique, quando unidos e organizados. Há, ainda, muito a realizar e o caminho é longo. Que o trajeto percorrido, os frutos colhidos e as vidas que ajudamos a transformar sirvam de motivação para o que ainda nos propomos. Muito obrigado a todos (as) por compartilhar e impulsionar a missão lassalista, sigamos firmes no ideal de servir rumo ao futuro que ajudamos dia a dia a construir. Oxalá outras ações possam emergir e trazer alegria e realização para quem se torna servidor e para os que são servidos pelo nosso trabalho.

Rogamos a Deus e a São João Batista de La Salle que abençoem a todos. 

Ir. Olavo José Dalvit
Provincial