PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS

Instituição responsável: Comunidade Missionária Lassalista Presidente Médici (Presidente Médici/MA)

Público-alvo: famílias rurais em busca de sustentabilidade

Número de beneficiados: 42 pessoas

Período de execução: 2022

Objetivos:

Oferecer formação sobre agricultura orgânica e hortaliças folhosas, e organizar mutirões para a construção/preenchimento de oito canteiros para cada família, além de auxiliar no processo de perfuração de poços artesianos.

Descrição:

Projeto elaborado pela Comunidade Missionária e coordenado pelos responsáveis Renato Thiel e Francisco Magalhães, com recursos da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, para seis famílias do interior do município de Presidente Médici/MA, auxiliando no aumento da geração de renda e na permanência dos agricultores no meio rural.

PROJETO LA SALLE VIDAS VERDE

Instituição responsável: Comunidade Missionária Lassalista Presidente Médici (Presidente Médici/MA)

Público-alvo: Estudantes de escolas municipais, estaduais e outras instituições de ensino do município de Presidente Médici/MA

Número de beneficiados: 1.650 pessoas

Período de execução: 2022

Objetivo:

Promover ações e iniciativas de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, entre as quais está a distribuição de mais de duas mil mudas de árvores para o plantio e arborização de ruas e avenidas da cidade,  buscando formar um corredor ecológico.

Descrição:

O projeto surgiu da participação de 4 jovens no Curso Scholas Occurrentes, nos meses de março e abril de 2022, que abordaram a questão ambiental no município de Presidente Médici/MA.

A iniciativa promoveu atividades formativas na comunidade, em escolas municipais e estaduais e em creches, em especial, durante a semana do meio ambiente, nas cidades de Presidente Médici, Maranhãozinho, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá e Maracaçumé, todas no Maranhão, com a distribuição de mudas de árvore entre moradores, famílias, estudantes e educadores.

O projeto contou, ainda, com aporte financeiro de entidades dos Estados Unidos para expansão e nucleação. No período de execução, também foi realizado o 1º Seminário Vidas Verdes Importam, em 26 de novembro, com a participação de 78 estudantes e professores de 9 escolas da região e 3 grupos comprometidos com o meio ambiente.

 

PROJETO LA SALLE ALFABETIZAÇÃO E REFORÇO ESCOLAR

Instituição responsável: Comunidade Missionária Lassalista Presidente Médici (Presidente Médici/MA)

Público-alvo: Estudantes não alfabetizados na idade certa e com dificuldades educacionais

Número de beneficiados: 39 alunos e, por extensão, suas famílias

Período de execução: 2022

Objetivos:

Oferecer reforço escolar para estudantes com dificuldades de aprendizagem em virtude de atraso na alfabetização.

Descrição:

O projeto foi criado pelas leigas Francisca Marques Pereira e Janete de Paula para atender estudantes de 4º, 5º e 6º Anos do Ensino Fundamental do Anexo La Salle e Escola Municipal Santa Teresa. No ano de 2022, foram criadas três turmas de reforço escolar que contaram com acompanhamento da educadora Ana Cristina Gomes e da voluntária Suelane Figueiredo, com apoio de Pré-postulantes e supervisão da leiga Francisca Pereira. Os estudantes participaram do reforço escolar por duas horas diárias, durante quatro dias da semana.

PROJETO LEITURA VIVA VII – ALFALETRAR

Instituição responsável: Colégio La Salle Zé Doca (Zé Doca/MA)

Público-alvo: crianças e adolescentes da comunidade de Zé Doca/MA

Número de beneficiados em 2022: 303 crianças e adolescentes

Período de execução: desde 2016

Objetivo:

Promover a leitura.

Descrição:

Envolver as crianças e adolescentes atendidas no universo da leitura por meio de atividades que estimulam a participação, rodas de leitura, vídeos, teatro, desenhos, cartazes, livros paradidáticos, experimentos, histórias e dramatizações.