A educação humana e cristã de crianças, jovens e adultos, em especial, o compromisso com o serviço educativo aos e com os pobres, faz parte da essência da Rede La Salle. Nesse contexto, parte do trabalho se volta a projetos socioassistenciais e de utilidade pública que têm como objetivo o desenvolvimento social, a afirmação de direitos e o exercício da cidadania.

As iniciativas são desenvolvidas pelas Instituições Lassalistas em conjunto com os alunos, famílias, educadores e colaboradores, e propõem colocar em prática valores como a fraternidade, o respeito, o cuidado, a ética e a solidariedade. Esse trabalho de responsabilidade social, que atualiza e mantém vivo o legado de São João Batista de La Salle, move os lassalistas a responder aos desafios que o mundo atual apresenta.

O Relatório Social 2021 é uma demonstração do esforço em alcançar os jovens e comunidades que vivem em situação de pobreza e exclusão social.

Através desse Relatório se poderá verificar iniciativas da Rede La Salle no Brasil, Chile e Moçambique para atender às necessidades educativas daqueles que vivem à margem da sociedade, em particular nestes tempos de pandemia.

Em sua essência, a Rede La Salle tem como missão principal a educação humana e cristã de crianças, jovens e adultos – em especial, o compromisso com o serviço educativo aos e com os pobres.

João Batista de La Salle (1651-1719), Santo Fundador Lassalista, dedicou sua vida a esse propósito, abrindo mão de seus bens e títulos para estender a mão aos mais necessitados.

A Rede La Salle recentemente revisou sua Filosofia Estratégica, parte importante e norteadora dos nossos passos como rede de educação e que reforça e dá continuidade ao legado deixado por nosso fundador, São João Batista de La Salle, a fim de otimizar e potencializar ainda mais os serviços educativos.

Conheça o Propósito e os Princípios da Rede La Salle, que são comuns a todas as Instituições Lassalistas.

O Setor de Assistência Social da Rede La Salle atua em conjunto com os gestores das Comunidades Educativas a fim de garantir o apoio e a inclusão aos menos favorecidos por meio de projetos de utilidade pública e de atendimento socioeducacional, com o apoio governamental e de Instituições (ONGs) que atendem indivíduos, famílias e comunidades no enfrentamento de suas dificuldades.

Os serviços e projetos são fundamentados em legislações vigentes, estaduais e municipais, e têm o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Desempenham um caráter preventivo, pautado no fortalecimento de vínculos e viabilização de direitos, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades dos atendidos.

MISSÃO

Contribuir com a transformação de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, por meio da educação popular, da formação continuada, da inserção social e da ecologia integral e cuidado da casa comum.

VISÃO

Ser referência em serviços que promovam a vida das pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.

A Província La Salle Brasil-Chile possui o compromisso de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos de alunos em situação de vulnerabilidade social e carência de recursos econômicos na Educação Básica e na Educação Superior. Esse compromisso se concretiza por meio do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos.

Na Província La Salle Brasil-Chile, os serviços e projetos socioassistenciais e de utilidade pública têm como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias e promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. Possuem caráter preventivo, que contribui na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades das pessoas.

As Escolas Conveniadas são frutos da parceria entre a Rede La Salle e os Governos Estaduais onde se localizam. Essas instituições adotam a Proposta Educativa Lassalista e ocupam um espaço físico cedido pela Rede La Salle, que também presta apoio pedagógico e formativo aos educadores. Em contrapartida, o governo estadual, através da Secretaria de Educação local, é responsável pela composição do corpo docente e pela manutenção da estrutura física.