PROJETO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL IR. EGYDIO BUSANELLO

Instituição responsável: Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro (Niterói/RJ)

Público-alvo: estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNILASALLE RJ e pessoas da comunidade do entorno do Centro Universitário em situação de vulnerabilidade social

Número beneficiados em 2022: 2.192 pessoas

Período de execução: desde 2021

Objetivo:

Implementar a formação prático-profissional dos estudantes de Ciências Contábeis com a prestação de serviços de assistência contábil e fiscal gratuita para as comunidades carentes, contribuintes encaminhados pela Delegacia da Receita Federal em Niterói e idosos.

Descrição:

Por meio dos atendimentos e do apoio de parceiros, os alunos de Ciências Contábeis complementam sua formação com práticas pertinentes à carreira. Os serviços prestados abrangem assuntos tributários do âmbito da Receita Federal do Brasil. Os contribuintes, em sua maioria idosos, procuram o serviço para resolver problemas de natureza fiscal ou fazer suas Declarações de Imposto de Renda (DIRPF).

Para isso, são estabelecidas parcerias com a Receita Federal do Brasil (Delegacia de Niterói), SEBRAE – Niterói/RJ e Câmara de Vereadores do Município de Niterói. Cabe destacar que, a Receita Federal do Brasil anunciou que o Núcleo de Prática Contábil do UNILASALLE-RJ foi Núcleo de Apoio Fiscal à Receita, e que realizou o maior número de atendimentos para a 7ª Região Fiscal da RFB.

 

PROJETO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA LA SALLE

Instituição responsável:  Centro Universitário La Salle RJ (Niterói/RJ)

Público-alvo: estudantes do curso Direito da UNILASALLE RJ e pessoas da Comunidade do entorno do Centro Universitário em situação de vulnerabilidade social

Número de beneficiados em 2022: 525 pessoas

Período de execução: desde 2011

Objetivo:

Prestar assistência jurídica integral (judicial e extrajudicial) a pessoas juridicamente necessitadas e servir de ambiente de educação da prática do Direito, com o desenvolvimento de técnicas de conciliação, mediação e arbitragem.

Descrição:

O Núcleo de Prática Jurídica promove atendimento às pessoas juridicamente hipossuficientes econômicas, prestando-lhes assessoria jurídica integral e servindo de oportunidade para qualificação dos alunos do curso de Direito. Os atendimentos são direcionados para práticas de mediação, buscando a solução de conflitos (mediação, conciliação e arbitragem) por meio de plantões semanais, de duas horas por estudante, em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e Escola La Salle Rio de Janeiro (Niterói/RJ).  O Núcleo vincula-se, também, a projetos de extensão, atuando fora de seu espaço em colaboração com projetos sociais e ações próprias de construção da cidadania. As práticas são planejadas de modo a privilegiar a transdisciplinaridade, contando para isso com alunos de diferentes saberes e graduações.

PROJETO IV FÓRUM DE CIDADANIA E GARANTIA DE DIREITOS: SER CIDADÃO DO MUNDO E DA AMÉRICA LATINA

Instituição responsável: Centro Universitário La Salle RJ (Niterói/RJ)

Público-alvo: Graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e professores de áreas relacionadas às áreas das Ciências Sociais e Humanas

Número de beneficiados em 2022: 491 inscritos

Período de execução: desde 2018

Objetivo:

Debater temas relacionados a cidadania global, desigualdades, Brasil no cenário internacional, América Latina e Utopia: um sonho possível?

Descrição:

O projeto teve como premissa trazer o tema da cidadania global para o debate acadêmico nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e relacionar com as propostas da Rede La Salle. Nesse sentido, foram debatidos temas relacionados a cidadania global, as desigualdades, o Brasil no cenário internacional, a América Latina e ao Tema Pastoral 2022 da Província Brasil-Chile da Rede La Salle: “Utopia, um sonho possível”. O evento foi composto por três mesas de debate e uma apresentação cultural. Além disso, contou com as parcerias do Setor Universidades da CNBB e do Regional Leste 1, Grupo de pesquisas Fora da Sala de Aula da UERJ.

PROJETO A INFORMÁTICA COMO ACESSO À CIDADANIA

Instituição responsável:  Centro Universitário La Salle RJ (Niterói/RJ)

Público-alvo: jovens em situação de vulnerabilidade da cidade de Niterói-RJ

Número beneficiados em 2022: 37 jovens

Período de execução: 2018

Objetivo:

Oferecer acesso e conhecimentos práticos a jovens em situação de vulnerabilidade social que residem na cidade de Niterói/RJ e conectar a comunidade local ao ambiente acadêmico tornando este espaço mais acessível e democrático a todos.

Descrição:

O projeto surge da necessidade de atender os jovens em situação de vulnerabilidade social das comunidades próximas ao Centro Universitário La Salle RJ, como forma de impactar diretamente na desigualdade social e na distribuição de direitos e oportunidades.
O curso básico de informática é oferecido de forma gratuita, na tentativa de oportunizar aos jovens um conhecimento prático que, até então, era distante e não acessível, contribuindo diretamente para sua inserção no mercado de trabalho formal.

 

PROJETO GALERIA DE ARTE LA SALLE

Instituição responsável:  Centro Universitário La Salle RJ (Niterói/RJ)

Público-alvo: moradores da cidade de Niterói/RJ e comunidade acadêmica da UNILASALLE RJ

Número beneficiados em 2022:  14.200 pessoas

Período de execução: desde 2007

Objetivo:

Promover um ambiente para manifestações artísticas e incentivar o desenvolvimento cultural.

Descrição:

A Galeria de Arte La Salle promove eventos que estimulam o desenvolvimento cultural na cidade de Niterói/RJ, bem como no espaço acadêmico. A proposta é que as pessoas possam fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, locais e mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação, o conhecimento e a criatividade.

O acesso aos visitantes se dá por meio do site da Galeria. Foram parceiros do projeto IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, OAB Niterói/RJ, Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ, Museu Filatélico e Numismático Brasileiro, Museu do Amanhã, Espaço Cultural dos Correios de Niterói/RJ, Secretaria da Cultura de Niterói/RJ, Secretaria de Direitos Humanos de Niterói/RJ, Universidad La Salle Bolivia, Universidad La Salle Nezahualcóyotl e Universidad La Salle Perú.

PROJETO PROGRAMA PÉ PEQUENO

Instituição responsável: Centro Universitário La Salle RJ (Niterói/RJ)

Público-alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem na da Comunidade do Pé Pequeno, Bairro de Fátima, em Niterói/RJ

Número de beneficiados em 2022: 865 pessoas atendidas e 93 voluntários envolvidos

Período de execução: desde 2017

Objetivo:

Promover ações sociais voltadas à Comunidade do Pé Pequeno, localizada no Bairro de Fátima, em Santa Rosa, Niterói/RJ, com o objetivo de combater a desigualdade social e a escassez de oportunidades na região.

Descrição:

O programa oferta à comunidade cursos, oficinas e serviços de cunho assistencial, que contribuem para a geração de renda e para a inserção de estudantes do Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro em atividades solidárias, fazendo parte fundante da sua formação humana, educacional e profissional, e motivando o discente a tornar-se um profissional atento às demandas da sociedade e conectado com as questões sociais que o permeiam. As ações realizadas contam com parceria das empresas Street Store, Cruz Vermelha, AMABFA e Escola Municipal Santos Dumont.

 

PROJETO GINCANA LASSALISTA

Instituição responsável: Colégio La Salle Botucatu (Botucatu/SP)

Público-alvo: famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em programas sociais ou nas entidades Fundação Casa das Meninas Amando de Barros, Vila dos Meninos Sagrada Família, Asilo Padre Euclides, Casa de Apoio Unesp, Projeto Adolescer, Associação das Crianças Carentes de Botucatu – ACCB, Associação Pérola Negra de Botucatu, Projeto Crescer (Creche Criança Feliz) e Escola La Salle Botucatu, todas no município de Botucatu/SP

Número beneficiados em 2022: 9 instituições assistenciais

Período de execução: desde 2018

Objetivo:

Vivenciar momentos de solidariedade, respeito, organização e promover a interação, a socialização e a convivência fraterna.

Descrição:

Evento educativo realizado por meio de iniciativas esportivas, culturais e beneficentes que oportunizam a vivência dos princípios lassalistas fé, fraternidade e serviço. Incentiva o espírito de equipe, de cooperação e de liderança, como também a tolerância, o respeito mútuo e a valorização da criatividade e da competição saudável. O resultado se dá por meio da arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. Os donativos arrecadados somaram 1.698 litros de leite e 827 unidades de brinquedos novos.

 

PROJETO GOTA

Instituição responsável: Colégio Diocesano La Salle São Carlos (São Carlos/SP)

Público Alvo: Instituições filantrópicas do município de São Carlos/SP

Número de beneficiados em 2022: 06 ONG’s e a comunidade escolar por meio da parceria com a

UFSCar e USP

Período de execução: desde 2019

Objetivo:

Divulgar as instituições assistenciais da cidade de modo a promover a sensibilização, vinculação e colaboração da Comunidade Educativa com as suas necessidades.

Descrição:

O projeto Gota, que remete a “uma gota de compaixão”, engloba iniciativas e ações solidárias a fim de apoiar instituições da cidade de São Carlos/SP. Por meio de um levantamento das demandas institucionais, a Comunidade Educativa se mobiliza para promover essa instituição e arrecadar benefícios. Após, realiza a visitação e a entrega dos donativos arrecadados, promovendo momentos formativos e de sensibilização.

Em 2022, foram arrecadados e doados um total de 1.291 unidades de livros Infantis ao Projeto Anjo da Guarda, da Paróquia São Nicolau de Flüe, 327 produtos, englobando itens de higiene e alimentação, entregues à Rede Feminina São Carlense de Combate ao Câncer, 1.850 produtos de limpeza e 1.1250kg de alimentos, junto com 50l de óleo de soja, para as ONG’s Associação de Apoio a Pais e Autistas – Espaço Azul, a qual recebeu os alimentos, e à Casa da Infância Estrela da Manhã, que recebeu os produtos de limpeza. Também foram doados 45,5kg de alimentos e 11l de óleo de soja para a ONG Sal da Terra e 25 cestas básicas à ONG Movimento de Informação sobre Deficiência – MID. Além dessas instituições, os estudantes apoiaram o projeto de Extensão das Universidades UFSCar e USP e doaram 54 livros de histórias infantis para o projeto Operação Natal e 189 peças de roupas para a Coordenação do Projeto Campanha USP do Agasalho, da Universidade USP de São Carlos.

PROJETO LACROU

Instituição responsável: Colégio Diocesano La Salle São Carlos (São Carlos/SP)

Público-alvo: Associação de Capacitação Orientação e Desenvolvimento do Excepcional – ACORDE e Santa Casa de Misericórdia de São Carlos/SP

Número de beneficiados em 2022: 2 instituições filantrópicas

Período de execução: desde 2019

Objetivo: Propiciar a coleta seletiva de materiais recicláveis voltada à sustentabilidade, educação ambiental e solidariedade.

Descrição:

O Projeto Lacrou é voltado ao recolhimento de lacres de alumínio (de latinhas) e tem a parceria da concessionária Arteris, que viabiliza a troca de garrafas PETs cheias de lacres metálicos de alumínio por cadeiras de rodas para serem doadas à instituições filantrópicas.

O projeto propiciou uma iniciativa voltada à sustentabilidade, educação ambiental e de solidariedade, viabilizando a coleta seletiva de materiais recicláveis. Com as arrecadações, foram doadas 2 cadeiras de rodas à instituição ACORDE e 64,9kg de plástico, doados à Santa Casa de Misericórdia e revertidos em recursos à instituição. Ainda em 2022, o Projeto LACROU recebeu destaque na Rede La Salle, sendo um dos premiados na iniciativa La Salle Cuidando da Casa Comum, na categoria de Educação Ambiental na Educação Básica.

 

PROJETO OPERAÇÃO NATAL

Instituição responsável: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (São Carlos/SP) e Universidade de São Paulo – USP (São Paulo/SP), com parceria colaborativa do Colégio Diocesano La Salle São Carlos (São Carlos/SP)

Público-alvo: instituições filantrópicas do município de São Carlos/SP

Número de beneficiados em 2022:  60 crianças e 50 famílias, totalizando 300 pessoas atendidas pela Creche Divina Providência de São Carlos/SP 

Período de execução: desde 2016

Objetivo:

Contagiar as pessoas com o espírito natalino contínuo, criando laços e gerando impacto altruísta na sociedade a partir do envolvimento da Comunidade Educativa com os Grupos de Extensão Universitária do município de São Carlos/SP.

Descrição:

O Colégio La Salle São Carlos mantém uma parceria colaborativa com o Projeto de Extensão da UFSCar e da USP. Por meio dessa parceria, é possível engajar a Comunidade Educativa e também a comunidade civil local como um todo, em movimentos solidários e contínuos de arrecadação, visitas, acompanhamentos e cuidados que impactam o Natal e a saúde de diversas instituições filantrópicas do município.

Com resultados obtidos, foram doados 250 kg de alimentos não perecíveis aos beneficiados. Para essa arrecadação, foi realizada uma ação junto ao Grupo de Extensão da Operação Natal, composta por 20 alunos dos Grupos de Jovens (PAJULA) e pelo grupo de escoteiros da cidade de São Carlos/SP, a qual foi denominada “Dia Dzinho” que arrecadou mantimentos no bairro próximo ao colégio e adjacências.

Para preparar os alunos para as ações sociais, foi realizada uma ação apelidada de “Dia Doguinho”, para levantamento de fundos em prol da instituição Santuário Luz dos Bichos, que atende cerca de 60 cães e gatos resgatados por motivo de abandono, e levantado o montante de R$ 495,00 (quatrocentos e noventa e cinco reais), proporcionando a compra de ração para os animais.

PROJETO AQUECER É ACOLHER

Instituição responsável: Associação Brasileira de Educadores Lassalistas – ABEL (São Paulo/SP)

Público-alvo: pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social

Número de beneficiados em 2022: 1 instituição assistencial

Período de execução: desde 2019

Objetivo:

Envolver os colaboradores da ABEL em gestos concretos de solidariedade, a partir de ações que sensibilizem para o comprometimento social e para o senso de coletividade.

Descrição:

O projeto engloba iniciativas e ações solidárias que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha promoveu arrecadação de alimentos não perecíveis para doação à Paróquia São Miguel Arcanjo, a qual fornece 800 refeições diariamente.

 

PROJETO GIRASSÓIS DA SOLIDARIEDADE

Instituição responsável: Colégio La Salle São Paulo (São Paulo/SP)

Público-alvo: instituições filantrópicas e famílias do bairro e/ou do colégio em situação de extrema carência e vulnerabilidade social

Número de beneficiados em 2022: 02 instituições e 308 crianças/adolescentes

Período de execução: desde 2010

Objetivo:

Criar ações e estratégias para envolver educadores, alunos e suas famílias a fim de fomentar o comprometimento social e o amor concreto aos mais necessitados, levando a esperança e a solidariedade, além da arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos para a doação.

Descrição:

As iniciativas e ações de solidariedade visam beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social e apoiar instituições próxima a Comunidade Educativa, por meio de doação de alimentos e brinquedos.

Em 2022, foram beneficiados dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA NOVO LAR 1 e 2) localizados próximo ao Colégio La Salle, e famílias em situação de vulnerabilidade social.