PROJETO NATAL SOLIDÁRIO

Instituições responsáveis: todas as Comunidades Educativas da Rede La Salle (Brasil)

Público-alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social

Número de beneficiados: aproximadamente 13 mil pessoas

Período de execução: 2022

Objetivo:

Promover uma corrente de solidariedade por meio de ações solidárias com a participação de alunos, famílias e colaboradores lassalistas.

Descrição:

No período natalino, as instituições mobilizam a comunidade escolar para a arrecadação de brinquedos destinados à doação às crianças em situação de vulnerabilidade social, inspirados na espiritualidade e mística cristã e lassalista.

PROJETO INCLUIR

Instituições responsáveis: Colégios La Salle Botucatu (Botucatu/SP), La Salle Zé Doca (Zé Doca/MA) e Escol

Instituições responsáveis: Colégios La Salle Botucatu (Botucatu/SP), La Salle Zé Doca (Zé Doca/MA) e Escola La Salle Rio de Janeiro (Niterói/RJ)

Público-alvo: estudantes contemplados com bolsa de estudo integral 

Número de beneficiados: 1.609 estudantes 

Período de execução: 2022

Objetivo:

Apoiar estudantes beneficiados com Bolsa de Estudos integral oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social a fim de prevenir a evasão escolar e fortalecer o trabalho educativo e de convivência entre colégio, família e comunidade.

Descrição:

Doação de materiais didáticos e uniformes escolares, além da realização de encontros em grupo, atendimento individual e encaminhamentos para reforço escolar e à área de saúde, atuando de forma complementar à educação dos beneficiados.

PROJETO MESA BICE BRASIL

Instituição responsável: Escritório da Rede La Salle (Brasília/DF) e Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: crianças, adolescentes e as instituições Centro de Educação e Cidadania La Salle de Ananindeua/PA, Escolas Municipais de Educação Infantil Prof.ª Simone Serafim e Izabel Cristina Souza da Costa, ambas de Sapucaia do Sul/RS, e o Núcleo de Apoio ao Superendividado – Equipe Educação, de Canoas/RS

Número de beneficiados em 2022: 15.945 crianças e adolescentes e 11 Instituições signatárias do Acordo BICE

Período de execução: desde 2016

Objetivo:

Promover a defesa e o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Descrição:

O Bureau International Catholique de l`Enfance (BICE) é uma Rede internacional de organizações, cujo a Rede La Salle, juntamente com outras Associações Católicas, faz parte. Por meio do serviço educativo e de pastoral, entre outros, se dedicam esforços ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, buscando promover a cultura inclusiva, a dignidade e os direitos das crianças e adolescentes mediante estratégias de diálogo entre gerações. Também promove o exercício dos direitos plenos e fomenta as crianças e adolescentes a desenvolver seu protagonismo, liderando ações por meio da participação cidadã e advocacy, além de  promover seminários, formações, mobilizações junto às organizações da sociedade civil e produção de material informativo.