PROJETO CAPACITAR PARA INCLUIR

Instituição responsável: Mantenedora Porvir (Porto Alegre/RS)

Público-alvo:  jovens com deficiências de Canoas/RS e Porto Alegre/RS

Número de beneficiados: 9 jovens

Período de execução: 2022

Objetivo:

Contribuir para a melhoria da formação e da qualificação profissional de jovens e adultos aprendizes com alguma deficiência e viabilizar sua inserção e permanência no mercado de trabalho, com aprimoramento da capacidade laborativa.

Descrição:

Programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas para a inserção profissional. A orientação pedagógica é realizada por uma entidade parceira e as atividades práticas acontecem em unidades da Rede La Salle.

PROJETO NOSSA CASA COMUM, DESAFIO PARA UMA EDUCAÇÃO ECO SOLIDÁRIA

Instituição responsável: Mantenedora Porvir (Porto Alegre/RS) em parceria com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: famílias em situação de vulnerabilidade social que têm como única renda o resultado econômico gerado pela Cooperativa de Catadores da Cavalhada – ASCAT

Número de beneficiados: 20 famílias 

Período de execução: 2022

Objetivo:

Assessorar a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada – ASCAT nas ações de coleta de resíduos recicláveis de 06 Comunidades Educativas da Rede La Salle em Porto Alegre/RS. Com isso, possibilitar uma destinação correta dos resíduos, gerar aumento da renda dos catadores que fazem parte da cooperativa envolvida no projeto e fomentar outras ações de conscientização ambiental.

Descrição:

As atividades do projeto visam qualificar a coleta de recicláveis por meio de assessoria e orientação à cooperativa em seu trabalho, cumprindo com os horários e dias estabelecidos no plano de coleta semanal, além da aplicação de instrumentos de medidas construídas junto com a cooperativa, como planilhas para controle de distâncias e volume de material coletado.

PROJETO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA LA SALLE

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: jovens e mulheres moradores do bairro do Icuí, no município de Ananindeua/PA

Número de beneficiados: 194 pessoas

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Promover o protagonismo de adolescentes e jovens, fomentando o exercício da cidadania e a inserção social das juventudes. Promover o protagonismo das mulheres, incidindo em práticas comunitárias que atuem no enfrentamento das violações de direitos com vistas a relações de gênero mais igualitárias e a garantia do exercício da cidadania.

Descrição:

A partir dos objetivos destacados, o Centro de Educação e Cidadania La Salle realiza duas iniciativas importantes na região: o Juventude Cidadã, para os adolescentes e jovens e o Agente de Ação Social para mulheres. No ano de 2022, se destacam, entre as atividades do Juventude Cidadã, as formações sobre direitos básicos de cidadania, a construção de projetos de vida, os cursos profissionalizantes e o protagonismo juvenil através de ações realizadas com a comunidade, como pautas importantes levadas até as escolas do bairro.

Na iniciativa Agente de Ação Social, as atividades realizadas foram formações de identidade, capacitações sobre os direitos e deveres humanos, prevenção à violência e o protagonismo da mulher na sociedade. O eixo de capacitação profissional também trouxe muitos frutos, possibilitando que as estudantes desenvolvessem o empreendedorismo, que, atualmente, faz parte do rendimento familiar de muitas delas.

PROJETO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER PATRÍCIA ESBER

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: adolescentes e mulheres a partir dos 14 anos

Número de beneficiados: 967 pessoas

Período de execução: agosto a dezembro de 2022

Objetivo:

Ser um local de apoio e referência para adolescentes e mulheres que buscam orientação e encaminhamento para situações de vulnerabilidade social e emocional, causadas pela desigualdade de gênero.

Descrição:

O Centro proporciona uma rede de auxílio completa, que se tornou exemplo para outros municípios. Entre os serviços oferecidos estão acompanhamento psicológico, orientação jurídica, assistência social e direcionamento para os diferentes tipos de situações, inclusive, de abrigo. Além disso, são desenvolvidas ações preventivas e de atuação frente à violência contra a mulher, apoiadas por informações e bases de dados, que auxiliam na interrupção dos ciclos de violência.

PROJETO CENTRO REGIONAL DE ABRIGAMENTO PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE VIOLÊNCIA (CRAM)

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral

Número de beneficiados: 79 mulheres e 88 dependentes

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Garantir a integridade física e psicológica de mulheres em situação de risco de morte e de seus filhos, favorecendo o exercício de sua condição cidadã, resgatando e fortalecendo sua autoestima e possibilitando que se tornem protagonistas de seus próprios direitos.

Descrição:

Serviço de acolhimento institucional para mulheres, que oferece um espaço de moradia protegida, de caráter sigiloso e de longa duração. O acompanhamento se concretiza através de atendimento social, jurídico e psicológico, além de atividades em grupo, com espaços de oficinas técnicas, de diferentes temáticas; ações de autocuidado e atividades artesanais que visam incentivar a geração de renda. O projeto é viabilizado através de contratos mensais de cotas por município parceiro.

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IZABEL CRISTINA SOUZA DA COSTA

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: crianças na faixa etária de zero a três anos e onze meses

Número de beneficiados: 168 crianças

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Desenvolver atividades pedagógicas junto às famílias, com excelência, visando o desenvolvimento integral da criança e atuando de forma cada vez mais independente, a partir de elos de confiança.

Descrição:

A escola integra o projeto de gestão compartilhada com a Prefeitura de Sapucaia do Sul. É um espaço de atendimento integral às crianças, incluindo o processo pedagógico e a rotina de alimentação. Durante o ano de 2022, a escola desenvolveu diferentes projetos pedagógicos e atividades com a participação da comunidade escolar. Entre tantos momentos, dois importantes espaços foram sendo desenvolvidos para acolher, ensinar e integrar ainda mais os estudantes: a horta e a biblioteca.

 

PROJETO CANTA E ENCANTA MINHA GENTE

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: estudantes da Rede Municipal de Educação de Cachoeirinha/RS

Número de beneficiados: 769 crianças

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Desenvolver a iniciação musical em 13 escolas, em dois turnos, oferecendo aproximadamente 1100 vagas para estudantes no contraturno escolar em oficinas de canto, violão e violino.

Descrição:

O projeto se desenvolveu sob a coordenação da Fundação La Salle, por meio de oficinas semanais de iniciação ao canto e instrumentos musicais, ministradas por cinco professores contratados pela Fundação, em 13 EMEF’s de Cachoeirinha.

PROJETO ATLETA CIDADÃO DO FUTURO

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: crianças, adolescentes e idosos da cidade de Canoas/RS

Número de beneficiados: 11.070 pessoas

Período de execução: maio a dezembro de 2022

Objetivo:

Incentivar a prática de atividades físicas e desenvolvimento esportivo.

Descrição:

O Projeto Atleta Cidadão do Futuro (ACF) é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Canoas/RS, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e a Fundação La Salle, iniciado em maio de 2022. Atualmente, o ACF conta com 31 profissionais de educação física que são agrupados de acordo com sua formação e experiência profissional entre as três diretorias esportivas que compõem a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sendo elas: Esporte Rendimento, Esporte Participação e Esporte Educacional.

O ACF é desenvolvido em 12 unidades esportivas do município e nos parceiros da iniciativa privada, onde são disponibilizadas gratuitamente diversas modalidades como futebol, basquete, vôlei, hóquei sobre a grama, natação, yoga, entre tantas outras atividades sistemáticas.

PROJETO CARAZINHO + ESPORTE E EDUCAÇÃO

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, residentes da cidade de Carazinho/RS

Número de beneficiados: 462 crianças e adolescentes

Período de execução: março a dezembro de 2022
Objetivo:

Realizar atividades multiesportivas no contraturno escolar, com inscrições gratuitas, ofertando variadas modalidades esportivas com vistas à educação integral dos estudantes do município e a sua formação para o exercício da cidadania, além do incentivo ao lazer.

Descrição:

As atividades do projeto retornaram após o período de pandemia (2 anos de pausa), reiniciando em março. Com sete modalidades esportivas ofertadas, como aulas de futsal, badminton, futebol, handebol, basquete, voleibol e tênis de mesa, o trabalho realizado promove o desenvolvimento motor através da prática esportiva e de exercícios físicos, promovendo a saúde, o ensino de valores humanos, motivando a integração e a inclusão social.  As aulas são realizadas duas vezes na semana, em núcleos esportivos da cidade, com duração de uma hora, e proporcionam o acesso ao esporte como uma importante ferramenta de mobilização e transformação social.

PROJETO CENTRO DE ACESSO A DIREITOS

Instituição responsável: Fundação La Salle (Canoas/RS)

Público-alvo: cidadãos do município de Canoas/RS que buscam acesso a direitos e/ou em situação de violências. Crianças e adolescentes que apresentam fatores de risco para a violência letal, através do risco ou evasão escolar e/ou cumprimento de medida socioeducativas. Famílias em situação de vulnerabilidade social

Número de Beneficiados: 15.215 pessoas

Período de Execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Garantir o acesso aos direitos dos atendidos e prevenir a violência letal no município de Canoas/RS.

Descrição:

Atualmente, presentes nos quatro quadrantes da cidade, os centros oferecem uma série de ações e atendimentos que garantem uma maior presença do Estado em territórios afastados do centro, facilitando, assim, o acesso e as intervenções para promoção de direitos. Os serviços contam com acolhimento psicossocial e orientação jurídica à população que os encontram de forma espontânea e com a criação de redes intersetoriais de atendimento à crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade para a violência.

PROJETO MISSÃO JOVEM LASSALISTA

Instituição responsável: Colégio La Salle Toledo (Toledo/PR)

Público-alvo: idosos atendidos pelo APA Lar dos Idosos – Casas de Repouso, de Toledo/PR

Número de beneficiados em 2022: 40 idosos

Período de execução: desde 2010

Objetivo:

Propiciar aos jovens estudantes e à comunidade educativa uma experiência missionária e o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, enaltecendo os valores de fé, fraternidade e serviço.

Descrição:

O projeto propõe aos envolvidos partilhar e vivenciar a missão de promover o resgate dos valores humanos e cristãos, e auxiliar instituições que cuidam de idosos. Ao longo do projeto, os estudantes e a comunidade educativa arrecadaram 100 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados à instituição atendida.

PROJETO PRATELEIRA SOLIDÁRIA

Instituição responsável: Colégio La Salle Toledo (Toledo/PR)

Público-alvo: ONG’s que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social

Número de beneficiados em 2022: 500 famílias da ONG Embaixada Solidária e 400 crianças assistidas pela ONG Casa de Maria

Período de execução: desde 2021

Objetivo:

Envolver e incentivar a participação solidária e o comprometimento da Comunidade Educativa com causas sociais.

Descrição:

O projeto, desenvolvido pela Pastoral Lassalista de Toledo, tende a oportunizar e motivar a arrecadação de alimentos ao longo de todo ano. Os educadores, educandos e suas famílias são convidados a realizar uma doação como forma de cooperação e ato de solidariedade.

PROJETO MISSÃO JOVEM LASSALISTA

Instituição responsável: Pastoral da Província Brasil-Chile (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: famílias em situação de vulnerabilidade social da Vila Santa Marta, município de São Leopoldo/RS

Número de beneficiados: aproximadamente 500 pessoas

Período de execução: novembro e dezembro de 2022

Objetivo:

Realizar atividades de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, motivando estudantes a se mobilizarem para o cuidado com o próximo.

Descrição:

A Missão Jovem Lassalista aconteceu na Vila Santa Marta, município de São Leopoldo/RS. A iniciativa faz parte de um projeto maior da Província La Salle Brasil-Chile, que se chama Crescer. O Crescer é planejado e executado por jovens da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas, que são estudantes egressos de Comunidades Educativas da Rede La Salle. Durante o projeto, foram realizadas atividades focais no local.

Trinta estudantes ficaram hospedados em casas de famílias da Vila Santa Marta e realizaram projetos de qualidade na comunidade, passando por oficinas temáticas, visita às casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social e ações sociais como um brechó para doação de roupas.

Os jovens participantes da ação foram motivados a realizar projetos em suas Comunidades Educativas que conscientizassem os estudantes a contribuir com alimentos para montagem de cestas básicas para doação às famílias atendidas, resultando na coleta de, aproximadamente, uma tonelada de alimentos.

PROJETO MURO DA GENTILEZA

Instituição responsável: Colégio La Salle Xanxerê (Xanxerê/SC)

Público-alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social da comunidade local

Número de beneficiados: aproximadamente 200 pessoas

Período de execução: setembro a dezembro de 2022

Objetivo:

Arrecadar materiais de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e utensílios para doação a pessoas necessitadas.

Descrição:

A partir de contribuições da comunidade escolar, os alunos são incentivados a arrecadar itens para doação a pessoas carentes. Os materiais arrecadados para doação são deixados em um muro que fica no espaço externo do Colégio com a frase “Se você precisar, pegue”; “Se você pode, doe”, que mobiliza a comunidade local a compreender o objetivo do espaço e colaborar com doações.

PROJETO CAMINHADA DA GENTILEZA

Instituição responsável: Colégio La Salle Niterói (Canoas/RS)

Público-alvo: Comunidade Educativa, comunidade local e Instituições Sociais de Canoas/RS

Número de beneficiados: 1200 estudantes do Colégio La Salle Niterói, 200 educadores, moradores e comerciantes do bairro 

Período de execução: setembro de 2022

Objetivo:

Articular os saberes escolares na busca de soluções para a sociedade, possibilitando a vivência dos diversos aspectos e situações em que as pessoas aprendam a gostar de fazer o bem a outras. Estimular, por meio do diálogo, à solidariedade, à transformação de realidades, e à escolha do comportamento adequado para a melhor convivência na sociedade.

Descrição:

A Caminhada da Gentileza é parte integrante do Projeto Gentileza. Nesta edição, mais de 3 mil pessoas foram levadas às ruas do bairro Niterói, em Canoas/RS, com muita alegria e gentileza a oferecer. A cada ano essa caminhada atinge um local diferente do bairro, envolvendo outros moradores e comércios locais, caracterizando-se por ser o momento de celebração.
Os jovens participantes da ação foram motivados a realizar projetos em suas Comunidades Educativas que conscientizassem os estudantes a contribuir com alimentos para montagem de cestas básicas para doação às famílias atendidas, resultando na coleta de, aproximadamente, uma tonelada de alimentos.

PROJETO CULTIVO DE HORTALIÇAS

Instituição responsável: Universidade La Salle (Canoas/RS)

Público alvo: Ex-dependentes químicos que moram na Associação Terapêutica  

Número de beneficiados: 14 ex-dependentes graduados, 17 em acolhimento e mais 99 que passaram pela Associação Terapêutica em 2022. 71 acadêmicos de graduação matriculados nas disciplinas de Atividades Extensionistas. Comunidade em geral e familiares dos ex-dependentes com acesso aos produtos produzidos

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Apoiar a casa de recuperação de dependentes químicos da Associação Terapêutica, por meio do acompanhamento e assistência técnica ao cultivo de hortaliças, frutíferas e pastagem para o gado de leite e caprinos. 

Descrição:

O projeto conta com a premissa de que a produção de hortaliças pode ser utilizada como instrumento terapêutico para promover melhorias através dos sentidos e da mente, e maximizar funções sociais, cognitivas, físicas, psicológicas, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A finalidade é proporcionar aos jovens e adultos acolhidos no local a ressocialização e a capacitação profissional, principalmente a produção de hortaliças para serem comercializadas à sociedade em geral, contribuindo, portanto, no trabalho de recuperação e reinserção social dos mesmos.

No período de execução, foram realizadas, entre outras ações, a assistência técnica ao cultivo de olerícolas, produção de tomate cereja e pepinos caipira e japonês na estufa e hortaliças, a assistência à fruticultura e pastagem e o treinamento da equipe da horta, com técnicas de manejo com fertilizantes, técnicas de plantio e manejo da área, tratos culturais, defensivos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, monitoramento das plantas, regulagem pulverizador, organização dos defensivos e principais cuidados para uso correto.

PROJETO DELFOS – FUNDAMENTAL II

Instituição responsável: Escola La Salle Pão Dos Pobres (Porto Alegre/RS)

Público alvo: estudantes do 6°ao 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola La Salle Pão dos Pobres

Número de beneficiados: aproximadamente 240 estudantes

Período de execução: março a novembro de 2022

Objetivo:

Possibilitar a iniciação científica na escola La Salle Pão dos Pobres, que visa a formação e instrumentalização dos estudantes quanto à pesquisa, escrita e divulgação de trabalhos com base científica.

Descrição:

O projeto faz a mediação entre conhecimento e estudantes em três etapas. Essas etapas são divididas por trimestre, sendo que no primeiro trimestre os alunos realizam a pesquisa sobre o tema abordado (em 2022 o tema foi Fake News), no segundo trimestre os alunos apresentam as suas pesquisas em forma de banca para os demais colegas e a banca avaliadora dos professores, e no terceiro trimestre os alunos finalizam o projeto com uma feira de conhecimento aberta a comunidade educativa.

PROJETO HORTA NA MISSÃO SOS À VIDA

Instituição responsável: Escola Agrícola La Salle (Xanxerê/SC)

Público alvo: homens de 18 a 55 anos em situação de risco, desabrigados, dependentes químicos e de álcool atendidos pela ONG Missão SOS à Vida

Número de beneficiados: 30 pessoas

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Possibilitar acesso à informação e a alimentos saudáveis a pessoas vulneráveis e em situação de risco da Missão SOS a Vida.

Descrição:

O projeto oferece formação e acompanhamento com instruções técnicas e práticas para a condução de uma horta, com diversificação de ações para auxílio no tratamento de ocupação destas pessoas e comercialização do excedente produzido pelos mesmos para a obtenção de recursos financeiros que contribuem para a continuidade do projeto.

PROJETO APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Instituição responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Porto Alegre/RS)

Público-alvo:  adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Número de beneficiados: diariamente, 1.078 jovens entre 14 e 24 anos, totalizando 17.590 atendimentos ao longo do ano

Período de execução: 2022

Objetivo:

Proporcionar a formação integral de adolescentes e jovens, visando sua inserção no mundo do trabalho, como cidadãos éticos e profissionais competentes.

Descrição:

O projeto oferece cursos técnicos e profissionalizantes para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos, em diversas áreas de atuação como Assistente Administrativo, Asseio e Conservação, Corte Costura e Modelagem Sustentável, Desportos, Eletromecânica de Elevadores, Gastronomia, Informática Básica, Manutenção de Computadores, Desenvolvimento Web, Marcenaria, Mecânica Automotiva, Músico Instrumentista, Serralheria e Informática para o mercado de trabalho.

PROJETO APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA JOVENS EM ALTA COMPLEXIDADE DE VULNERABILIDADE

Instituição Responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Porto Alegre/RS)

Público-alvo:  adolescentes e jovens em situação de alta complexidade de vulnerabilidade

Número de beneficiados: diariamente, 178 jovens a partir de 14 anos, totalizando 7.599 atendimentos ao longo do ano

Período de execução: 2022

Objetivo:

Proporcionar a formação integral de adolescentes e jovens de alta complexidade de vulnerabilidade, tais como pessoas com deficiência, em cumprimento de medida de privação de liberdade e acolhidos em abrigos institucionais, visando sua inserção no mundo do trabalho, como cidadãos éticos e profissionais competentes.  

Descrição:

O projeto oferece cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos de alta complexidade. Os cursos visam qualificar adolescentes e jovens no contexto de práticas, oportunizando a inserção no mundo do trabalho, oferecendo formação profissional, promovendo seu desenvolvimento como agentes ativos da cidadania, a fim de potencializar conhecimentos e habilidades básicas e específicas ao exercício da função.

Desenvolve o processo de ensino-aprendizagem dos jovens por meio de metodologia atualizada, estimulando a construção do conhecimento e a interação entre sujeitos e mundo relacional, virtual e tecnológico que, ao final do curso, deverão apresentar as seguintes competências: organizar o trabalho a ser realizado em etapas, prevendo os recursos necessários, distribuir o tempo e tomar decisões sobre caminhos a seguir, e localizar e selecionar informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho, atendendo aos procedimentos de segurança e legislação específica, aplicando princípios de preservação ambiental e de gestão da qualidade para trabalhar eficazmente com outras pessoas.

PROJETO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Instituição Responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e risco de alta complexidade

Período de Execução: 2022

Número de Beneficiados: diariamente, 141 crianças e adolescentes, totalizando 8.919 atendimentos ao longo do ano

Objetivo:

Proporcionar o desenvolvimento integral e os direitos fundamentais de todos os acolhidos, possibilitando uma infância e juventude com oportunidades e integrada a projetos de vida.

Descrição:

O projeto protege as crianças e adolescentes que, por determinação judicial, foram afastadas de suas famílias por violação de direitos básicos. Para tanto, tem como essencial proporcionar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e garantir os direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA e na Constituição Federal, por meio das políticas públicas e de parcerias firmadas com o setor privado e sociedade civil em geral.

Ao todo, são 06 unidades que abrigam 147 crianças e adolescentes. Neste contexto, o Pão dos Pobres vem realizando um sólido trabalho pautado no desenvolvimento das crianças e adolescentes, enquanto sujeitos que necessitam de ambiente favorável para seu desenvolvimento, propiciando a todos um processo de mudança por meio da construção de um projeto de vida embasado no fortalecimento da autonomia e do protagonismo dos mesmos, com vistas ao retorno à família ou colocação em família substituta\adoção.

PROJETO REDE DE SONHOS

Instituição responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e risco de alta complexidade e estudantes do Grupo de Estudos de Direito da Criança e do Adolescente da Escola de Direito da PUCRS

Número de beneficiados: semanalmente, 247 crianças, adolescentes e estudantes do curso de Direito da PUCRS, totalizando 4.094 atendimento ao longo do ano

Período de execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Proporcionar o estudo de documentos e da legislação vigente referente aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Descrição:

O projeto promove o estudo da legislação e de experiências práticas voltadas para as crianças e adolescentes, em especial, aqueles em situação de acolhimento institucional que, por determinação judicial, foram afastadas de suas famílias por violação de direitos básicos.

Tem como premissa proporcionar o estudo e aplicação do ECA, que é o conjunto de leis que regula, de forma ampla e direta, os direitos e os procedimentos voltados a crianças dos 0 aos 12 anos de idade e adolescentes dos 12 aos 18 anos de idade, garantindo direitos e mecanismos de proteção para essas crianças e adolescentes, para que possam se desenvolver com dignidade, saúde, educação, lazer e todos os aspectos que garantem uma infância e adolescência feliz e saudável.

PROJETO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 

Instituição responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 anos a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco

Número de beneficiados: diariamente, 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, totalizando 10.110 atendimentos ao longo

Período de Execução: janeiro a dezembro de 2022

Objetivo:

Garantir proteção, defender o direito à infância e promover o exercício efetivo da cidadania, por meio da convivência saudável e do fortalecimento dos vínculos, oportunizando a melhora no aprendizado escolar.

Descrição:

O projeto proporciona um ambiente acolhedor e afetivo com atividades educacionais e sociais, priorizando a construção da cidadania, o acesso à cultura e o aperfeiçoamento da aprendizagem por meio da interação coletiva, familiar, do diálogo, da tecnologia, do lúdico, do esportivo na construção de projetos de vida.

PROJETO CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DA PAZ E CNV

Instituição responsável: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Porto Alegre/RS)

Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social atendidos na Educação Integral e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Número de Beneficiados: 210 crianças e adolescentes, e 6.010 atendimentos ao longo do ano

Período de Execução: 2022

Objetivo:

Promover encontros circulares em ambiente acolhedor e seguro, buscando fortalecer vínculos, o empoderamento, a reparação de danos e a atenção às crianças e adolescentes que tenham sofrido algum tipo de violência.

Descrição:

Realizar os círculos de construção de paz como uma proposta educativa, sendo esta um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e a promoção da cultura da paz. Os círculos são uma oportunidade das crianças/adolescentes refletirem e repensarem suas atitudes e palavras direcionadas para si mesmo ou para com o outro ou até mesmo fortalecer o que já carrega dentro de si como prática da Paz. O Círculo é um espaço de diálogo intencional, cuidadosamente estruturado. O processo tem raízes em uma filosofia distinta, que se manifesta por meio de elementos estruturais que organizam a interação para que haja a máxima compreensão, empoderamento e conexão entre os participantes. O Círculo acolhe emoções e realidades difíceis, ao mesmo tempo em que mantém um sentido de possibilidades positivas.