A educação humana e cristã de crianças, jovens e adultos, em especial, o compromisso com o serviço educativo aos e com os pobres, faz parte da essência da Rede La Salle. Inovador à sua época, João Batista de La Salle (1651-1719), Santo Fundador Lassalista, dedicou sua vida a esse propósito, abrindo mão de seus bens e títulos para estender a mão aos mais necessitados.

Em 1680, La Salle criou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecido como Irmãos de La Salle. Hoje, com sede em Roma, o Instituto dá continuidade ao legado de São João Batista de La Salle em 80 países, de 5 continentes, beneficiando centenas de milhares de pessoas em obras educativas, religiosas, formativas e assistenciais. A missão de La Salle continua viva e próspera com o trabalho transformador dos Irmãos e Leigos Lassalistas, que atuam em unidades administrativas do Instituto, chamadas de Províncias.

A Rede La Salle está presente no Brasil desde 1907 e, juntamente com o Chile, integra a Província La Salle Brasil-Chile, que também mantém uma missão especial em Moçambique, na África. Os Irmãos e os colaboradores lassalistas dessas três nações trabalham de forma conjunta, em diferentes frentes de atuação. Esta Província, integra a Região Latino-americana Lasallista – RELAL, que, por sua vez, está diretamente ligada ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, com sede em Roma, na Itália.

Diante da realidade social às diferentes épocas, o serviço educativo aos e com os pobres se apresenta como uma resposta às necessidades e urgências da sociedade, sendo um dos alicerces da Missão Educativa Lassalista. O compromisso com a responsabilidade social e a qualificação desse serviço reforça essa preocupação com os mais necessitados e com ações que transformam trajetórias de vida.

Cada Comunidade Educativa Lassalista é provocada a assumir atitudes e ações relacionadas à inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. É uma prioridade, também, o engajamento junto a órgãos de defesa de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de iniciativas nesse sentido.

Nosso carisma tem muito a oferecer, pois conta com uma pedagogia que está em sintonia com a fé, a fraternidade, a justiça e a amizade social para a construção de uma sociedade melhor, e que integra, de forma mais direta e clara, o sentido social da existência, a dimensão fraterna da espiritualidade, a convicção sobre a dignidade de cada pessoa e as motivações para amar e acolher a todos. Este relatório efetiva o conjunto de serviços, programas e projetos desenvolvidos pela Rede La Salle.