REDE LA SALLE:

Presença afetiva e efetiva junto aos mais necessitados

A presença da Rede La Salle, nas comunidades locais em que estamos inseridos, ultrapassa as questões geográficas. Compreendemos que a missão a que fomos chamados, no seguimento do Fundador e dos primeiros Irmãos Lassalistas, implica em nos tornarmos próximos das pessoas, fortalecendo os laços de fraternidade, respeito e valorização da vida de cada pessoa. Nosso desafio maior é ultrapassar a presença afetiva em direção à presença efetiva.

Constitui-se num valor lassalista o serviço educativo aos que mais necessitam. Foi assim desde o começo da Congregação. Auxiliar no desenvolvimento da cidadania, da dignidade e da universalização dos direitos inalienáveis do ser humano, para nós, são valores inegociáveis.  Fazemos o que fazemos e somos quem somos como forma de viver o evangelho antecipando o Reino de Deus, que é oferecido aos pequenos e despossuídos do mundo.

Acompanhamos com alegria as iniciativas sempre criativas e comprometidas de tantos Lassalistas, que com coragem, audácia e sensibilidade diante das necessidades locais empenham-se em atualizar o sonho de La Salle, promovendo educação, cultura e acesso ao patrimônio do conhecimento para muitos que, sem esta obra, permaneceriam relegados aos condicionamentos sociais que os envolvem.

Ao compartilharmos os muitos projetos empreendidos em nossa Instituição, o fazemos com viva esperança de ver multiplicados os esforços entre nós e em parceria com outras representações sociais em prol de uma sociedade menos excludente gerando vida e esperança. Nas pegadas do mestre que veio “para que todos tenham vida”, trazemos em nosso DNA a marca da solidariedade e da fraternidade a que somos chamados.

Obrigado a todos quantos compartilham conosco a alegria de servir e dar sentido à nossa vida e à vida de tantos jovens e crianças, na expectativa de um futuro venturoso e digno para todos. Oxalá muitas outras ações possam florescer e trazer alegria e realização para quem se torna servidor e para os que são servidos pelo nosso trabalho.

Ir. Olavo José Dalvit
Provincial da Província La Salle Brasil-Chile