PROJETO INCLUIR

Instituição responsável: Colégio La Salle Zé Doca, Escola La Salle Ananindeua, Escola La Salle Botucatu, Escola La Salle Esmeralda, Escola La Salle Pelotas, Escola La Salle Pão Dos Pobres, Escola La Salle Rio de Janeiro, Escola La Salle Sapucaia (Zé Doca/MA, Ananindeua/PA, Niterói/RJ, Sapucaia do Sul/RS, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Botucatu/SP)
Público-alvo: alunos beneficiados com Bolsa de Estudos Integral.
Número de beneficiados: 1.735 alunos.
Período de execução: 2021.

OBJETIVO:
Apoiar os alunos beneficiados com Bolsa de Estudos Integral oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Prevenir a evasão escolar e fortalecer o trabalho educativo e de convivência entre colégio, família e comunidade.

DESCRIÇÃO:
Fornecimento de material didático e uniforme escolar para os alunos bolsistas em situação de vulnerabilidade social.

NATAL SOLIDÁRIO

Instituição responsável: todas as Comunidades Educativas da Rede La Salle (Brasil)
Público-alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Número de beneficiados: 13 mil pessoas.
Período de execução: 2021.

OBJETIVO:
Promover uma corrente de solidariedade por meio de ações solidárias com a participação de alunos e colaboradores lassalistas. 

DESCRIÇÃO:
No período natalino, as instituições mobilizam a comunidade escolar para a arrecadação de brinquedos destinados à doação às crianças em situação de vulnerabilidade social, inspirados na espiritualidade e mística cristã e lassalista.

ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS LASSALISTAS

Instituição responsável: Pastorais das Comunidades Educativas Lassalistas (Brasil)
Público-alvo: jovens participantes dos Grupos de Jovens das Comunidades Educativas Lassalistas do Brasil e projetos sociais atendidos por estes grupos.
Número de beneficiados: aproximadamente 3 mil pessoas.
Período de execução: novembro de 2021.

OBJETIVO:
Envolver os jovens lassalistas e colaboradores em gestos concretos de solidariedade como forma de articular, com as comunidades locais, ações que visem colaborar com projetos parceiros voltados à transformação social.

DESCRIÇÃO:
Levando em consideração os dois anos de pandemia, se fez necessário criar uma forma diferente para celebrar a vida dos grupos de jovens da Rede La Salle. Através de um encontro síncrono, durante um final de semana, possibilitou-se que os jovens estivessem em sua Comunidade Educativa e, ao mesmo tempo, conectados com os jovens das outras Comunidades. Dentro deste encontro, foi possível refletir sobre a vida dos jovens durante a pandemia e proporcionar a eles uma vivência através de uma ação social solidária. Mais de 30 escolas realizaram ações nas redondezas da sua comunidade, atendendo grupos de necessitados, iniciativas sociais e pessoas necessitadas.

AÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Instituição responsável: Colégios La Salle Águas Claras, La Salle ATEC e La Salle São Paulo (Águas Claras/DF, Tangará da Serra/MT, São Paulo/SP)
Público-alvo: profissionais de saúde dos Hospitais Santa Marcelina, Hospital Municipal de Mato Grosso, Hospital Santa Ângela e Hospital de Base de Brasília.
Número de beneficiados: 1.200 profissionais.
Período de execução: 2021.

OBJETIVO:
Promover ações para motivar e destacar a importância da atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia. 

DESCRIÇÃO:
Estudantes das instituições responsáveis produziram cartas motivacionais destinadas aos profissionais de saúde dos hospitais atendidos com o intuito de levar carinho e palavras de gratidão pelo trabalho incessante nesta pandemia.

INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

Instituição responsável: Colégio La Salle Toledo, Colégio Diocesano La Salle São Carlos, Colégio La Salle Zé Doca, Escola La Salle Botucatu (Zé Doca/MA, Toledo/PR, Botucatu/SP, São Carlos/SP)
Público-alvo: alunos bolsistas e suas famílias.
Número de beneficiados: aproximadamente 1.243 famílias em 2020.
Período de execução: desde 2010.

OBJETIVO:
Apoio às famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade social.

DESCRIÇÃO:
O Serviço de Assistência Social das unidades educativas atua para prevenir ocorrências e situações de exclusão social, violência doméstica, evasão escolar, entre outras. Em 2021, os atendimentos foram direcionados para orientações individuais e em grupos por meio de palestras, que aconteceram de forma virtual, em decorrência da pandemia, por meio das plataformas como Google Meet e Zoom. Os atendimentos proporcionaram o fortalecimento do vínculo com as famílias dentro das unidades educativas contribuindo para aquisição de valores voltados à ética e à cidadania.