A Rede La Salle, em sua essência, tem como missão principal a educação humana e cristã de crianças, jovens e adultos – em especial, o compromisso com o serviço educativo aos e com os pobres. João Batista de La Salle (1651-1719), Santo Fundador Lassalista, dedicou sua vida a esse propósito, abrindo mão de seus bens e títulos para estender a mão aos mais necessitados.

Inovador à sua época, em 1680, La Salle criou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecido como Irmãos de La Salle. Hoje, com sede em Roma, o Instituto dá continuidade ao legado de São João Batista de La Salle em 80 países, de 5 continentes, beneficiando centenas de milhares de pessoas em obras educativas, religiosas, formativas e assistenciais. A missão de La Salle continua viva e próspera com o trabalho transformador dos Irmãos e dos educadores Lassalistas, que atuam em unidades administrativas do Instituto, chamadas de Províncias.

A Rede La Salle, presente no Brasil desde 1907, integra a Província La Salle Brasil-Chile, que, além dos dois países, mantém uma missão especial em Moçambique, na África. Os Irmãos e os colaboradores lassalistas desses três países trabalham de forma conjunta, em diferentes frentes de atuação.

Nesse contexto, o Serviço Educativo aos e com os pobres se apresenta como uma resposta às necessidades e urgências educativas da sociedade, sendo um dos alicerces da Missão Lassalista. O compromisso com a responsabilidade social e a qualificação desse serviço reforça essa preocupação com os mais necessitados e com ações que transformam trajetórias de vida.

Cada Comunidade Educativa Lassalista tem o desafio de assumir atitudes e ações relacionadas à inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. É uma prioridade, também, o engajamento junto a órgãos de defesa de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de iniciativas nesse sentido.

Esse trabalho é apenas uma pequena parcela da ação da Província voltada à responsabilidade social, que atualiza e mantém vivo o legado de São João Batista de La Salle, movendo os lassalistas a responder aos desafios que o mundo atual os apresenta.

Dessa forma, a Província reafirma seu histórico de ações concretas em prol dos mais necessitados, realizadas por meio:

Da manutenção de instituições e de centros de assistência social, que promovem cursos de qualificação profissional, acolhimento e inclusão;

Da oferta de bolsas integrais e parciais de estudo em suas instituições de Educação Básica e de Ensino Superior;

De ações assistenciais diversas em comunidades desassistidas.

A incerteza destes últimos tempos nos traz a convicção de que o nosso carisma lassalista se faz cada vez mais necessário. Além disso, intensifica nossa missão e fortalece nosso compromisso com a educação e com a assistência aos menos favorecidos.

Nosso carisma tem muito a oferecer, pois conta com uma pedagogia que está em sintonia com a fraternidade e a amizade social para a construção de uma sociedade melhor, e que integra, de forma mais direta e clara, o sentido social da existência, a dimensão fraterna da espiritualidade, a convicção sobre a dignidade de cada pessoa e as motivações para amar e acolher a todos. Neste relatório, é apresentado um conjunto de serviços, programas e projetos desenvolvidos gratuitamente e alguns parcialmente gratuitos, conforme o perfil socioeconômico dos atendidos.